Monday, October 23, 2006

What's in a name!


Esse foi o resultado do meu exercício de redação dessa semana. O assunto era nomes. Decidi fazê-lo como um LO e escrever sem nenhum tipo de rascunho ou censura, para ficar o mais espontâneo possível... No final gostei do resultado e acho que deixa bem claro qual é a minha relação com o meu nome... do início ao fim.

O texto, espalhado pela página, diz:

"Mariana Perri
Antes de mim vieram as Marias: Maria Tereza, Maria Luiza, Maria Cecília, Maria Vitória.
Eu fui a primeira da geração de Anas: Ana Cecília, Ana Clara, Ana Luiza.
Nada mais normal do que eu ser a Maria+Ana ou Mariana.
Minha função? Ligar as Marias às Anas!
Ps - Acho que minha filha terá que se chamar Gertrudes!
Em 1972 Mariana não era um nome comum. Era um nome de velhas de poesia de Cecília Meirelles, e era o meu nome. Era um nome pesado, sem apelidos. Era um nome novo e diferente. Até hoje não gosto de modas e ninca sigo padrões. Hoje sou Mariana, que se sente única.
Sou Perri em quase tudo. Na tenacidade, na teimosia, na força interior.
Miragaia eu sou só no nome, e nada mais.
Martinho da Rocha sou de nascença, mas nem em nome.
Bastos não levo em nome, mas levo em espírito de união de família, levo em alegria. Sou Bastos em tudo. Não só por herança genética, mas também por opção. Sou Bastos com orgulho de pertencer a uma família que nunca deixa os seus sozinhos, que sempre cuida e acolhe os que são por nome ou por adoção. Sou Bastos em tudo.
Mariana Bastos Martinho da Rocha Miragaia Perri."

A história é a seguinte:
Minha avó é Maria Tereza, minha mãe e minhas tias, as outras Marias.
Minhas primas e minha sobrinha são as Anas.
Eu sou a mais velha das netas... vim exatamente entre as Marias e as Anas.
Meu nome, na certidão é Mariana Miragaia Perri.
Perri por parte do avô paterno. A história da família Perri é uma história de esforço e luta, que admiro muito.
Miragaia por parte de avó paterna. Honestamente, de Miragaia só lembro da minha avó. Não me identifico com nada de Miragaia.
Martinho da Rocha por parte de avô materno. Me lembro do meu bisavô como um homem um pouco frio, diferente de mim, ainda que carinhoso. Lembro do meu avô, que eu gostava mas que nunca associei aos Martinhos da Rocha. Por isso, não me sinto parte deles.
Bastos é o nome da família da minha avó materna, que eu amo e admiro MUITO porque são uma família que, aconteça o que acontecer, está sempre junta e dando todo apoio aos que dela fazem parte.

1 comment:

Ana said...

Adorei o texto, a página, tudo!
Vc escreve que é uma maravilha, dá gosto!
Bjos