Por sinal, me diverti pensando nessas palavras... Então vou aproveitar para dividir com vocês:
1) Biscoito do vovô - nada mais do que um biscoito de leite industrializado, comprado no supermercado, que meu avô simplesmente adorava e que podíamos comer a vontade, desde que o vovô deixasse, e ele sempre deixava!
2) Queijo da tia Toia - era o favorito da minha tia caçula. Sempre que chegávamos na casa da minha avó e tinha lanche, nos entupíamos de pão de bromato com esse queijo, que mais tarde descobri que se chamava Requeijão Poços de Caldas!
3) Umbigódromo - pois é, esse termo foi cunhado recentemente, mas já pegou. O fato é que a família da minha avó guarda o umbigo de todos que nascem na família, desde 1830! Quando cheguei na casa do meu tio avô mais velho (que é um fantástico senhor de 90 e tantos anos!) percebi que ele guardava todos os umbigos numa caixinha de sapatos velha. Fui e fiz uma caixa para ele guardar os umbigos, e a caixa foi batizada como umbigódromo!
4) Narizeiro - lugar onde meu irmão arranjou o nariz arrebitado dele, e eu não!
5) Flunfa - acho que essa saiu de uma crônica antiga... mas flunfa é aquela sujeirinha que se acumula no umbigo! Nada mais natural para uma família apegada a umbigos como a nossa!
6) Bagunçada - lanche de domingo a noite quando podíamos comer qualquer coisa e tomar refrigerante!
7) Melequinha - complexa receita do meu pai que nada mais era do que manteiga mole com mel bem misturadinha!
8) Quebrar a tibiteira - menstruar pela primeira vez. Quando aconteceu comigo, acordei minha avó paterna (esquecendo que essa expressão vinha da minha família materna) e disse a ela que eu tinha quebrado a tibideira. Ela se levantou de sopetão, meio brava e exclamou: "Minha fruteira????"
9) Birote e Sumbica - termos usados pela minha família materna, há anos, para se referir aos orgãos genitais masculino e feminino, respectivamente. Por muitos anos eu achei que qualquer um saberia o que isso queria dizer!
Agora tenho que voltar às bases para conseguir novos termos!
Epa! Amanhã já tem um novo Exercício de Redação!
No comments:
Post a Comment