Sunday, October 22, 2006

Exercício de Redação #1: Nomes


Antes do trabalho, a diversão!

Essa página eu fiz para minhas lindas primas para tentar lembrar a elas que a melhor parte delas serem gêmeas é a nossa certeza de que nunca ficarão sozinhas, sempre terão uma à outra! Cada uma é uma, mas juntas são ainda melhor!


E agora vamos ao que importa para valer!

Hoje é o primeiro dia do ciclo de exercícios de redação que vou fazer no Scrapdiary. E aqui está o primeiro exercício.


Exercício de Redação #1: Nomes

Mesmo quem não foi mãe ainda sabe como pode ser difícil escolher um nome para uma filho. Para isso, existem milhares de livros, revistas e websites, e, mesmo assim, muitas pessoas não conseguem decidir o nome do seu bebê até olhar para eles, na sala de parto. Por outro lado, existem pessoas que já sabem que nome querem dar aos seus filhos desde que são crianças.

Essa dificuldade é compreensível quando pensamos que um nome não é só uma série de letras colocadas juntas. O nome de uma pessoa acaba por definir muito sobre a personalidade daquele que o leva. Não é à toa que tantas celebridades trocam seus nomes quando atingem a fama.

Um nome, frequentemente, põe nossa existência em perspectiva. Algumas vezes ele explica nossa herança social ou cultural, outras vezes ele espelha a época em que nascemos.

O nome escolhido pelos pais para um filho reflete muito do que eles esperam para aquela criança. Mas, muitas vezes, a intenção dos pais não corresponde aos sentimentos dos filhos.

Proponho a vocês fazer uma análise da sua relação com o seu nome. Detalhe o que sente quando pensa no nome que recebeu. Algumas perguntas podem te ajudar nesse processo:

1) Que critério seus pais utilizaram para escolher o seu nome?
2) Qual é o significado do seu nome? Esse significado é importante para você?
3) Como você se sentia em relação ao seu nome quando era criança?
4) Você tinha apelidos? Quais eram e porque vocês os recebeu?
5) Sua relação com o seu nome mudou ao longo de sua vida? Porque?
6) Se você é casada: como você se sentiu ao trocar o seu sobrenome, ou ao acrescentar o sobrenome de outra pessoa ao seu?
7) Se você é divorciada: você voltou a usar o seu sobrenome de solteira?
8) Você já usou ou usa codinomes ou apelidos? Quais são e porque você os escolheu?
9) Você acredita que seu nome pode ter moldado uma parte da sua personalidade?
10) Você conhece outras pessoas que tenham o mesmo nome que você? Como é conhecer uma xará?

Existem vários websites e livros sobre o significado dos nomes, vale a pena pesquisá-los para saber a origem e a etimologia do seu nome.


Uma boa “sessão nostalgia” com nossos pais pode nos dar algumas dicas sobre nossos sentimento. Converse com os seus pais e familiares mais próximos. Pergunte a eles como o seu nome foi escolhido, se alguém da família queria um nome diferente, se você ou algum irmão ou primo usava um nome diferente para você. Mesmo que você não descubra nada de novo, você certamente se lembrará de vários momentos do seu passado que te ajudarão a escrever seu texto.


O importante é lembrar que vale tudo, não há regras. Aliás, a única regra é escrever!

Boa diversão!

No comments: