Hoje participei da primeira parte de um Seminário de Treinamento de Liderança e minha conclusão mais importante é que não há como "treinar" um líder porque um líder nasce líder.
A liderança não se aprende, não se ensina.
Pode-se ensinar a alguém como ser um bom chefe. Há chefes que não são líderes e há muitos líderes que estão longe de ser chefe!
O líder é carismático, o líder é envolvente. O líder é apaixonado, não por uma ou outra coisa, ele é apaixonado por causas, pela discussão rica e construtiva.
Um líder, em geral, é um bom chefe... não precisa ser treinado para isso.
Há algumas diferenças sutis (talvez nem tanto assim) entre ser líder e ser chefe:
1. o líder trabalha bem em equipe e, no final do trabalho, declara que "nós produzimos isso"; já o chefe manda uma equipe trabalhar, diz como quer que a equipe trabalhe e, no final do trabalho, se for um bom chefe declara que "eles fizeram isso", se for um chefe medíocre declara que "eu fiz isso".
2. o líder assume os riscos juntos com sua equipe e, quando há um erro, assume que errou e busca uma solução em grupo; já o chefe não tende a deixar sua equipe decidir nada, toma as decisões sozinho e manda a equipe executá-la de acordo com suas orientações. O bom chefe, no erro, diz que houve um erro e que descobrirá o culpado, conversa com a equipe e busca o responsável. O mal chefe, no erro, culpa a equipe por completo e se isenta em absoluto do erro cometido.
Amanhã tem um nova dose... me aguarde!
No comments:
Post a Comment