Sunday, October 22, 2006

Dicas para escrever melhor


Como sempre, antes de começar, meu trabalho do dia. Esse aqui foi feito com fotos lindas que foram tiradas de mim com minha linda sobrinha!!! O LO é um lift de um LO do livro da Elsie, para o desafio #12. Achei uma DELÍCIA ficar rabiscando e enchendo a página toda!


Bem... hoje eu vou colocar aqui um texto que escrevi para o Scrapdiary e que acabou virando artigo! Imagina só... eu tenho um artigo no SD! Yiiipiiieee!


1. Encontre um lugar tranqüilo onde você possa colocar suas coisas (fotos, anotações, dicionário, gramática, etc) e reserve um horário para escrever. Deixe tudo que você acredita precisar à mão. Tente sempre reservar um período diário para escrever.
2. Quando você sentar para escrever, ESCREVA! Lembre-se que nada do que você escrever é imutável e deixe sua caneta livre sobre o papel. Não seja perfeccionista, você pode sempre melhorar o seu texto mais tarde.
3. Utilize técnicas de redação conhecidas, tais como a redação livre, o fluxo de pensamento, o mapeamento dos pensamentos, e outros. Muitas vezes um “esquema” daquilo que você está pensando vai soltar a sua mente e você acabará encontrando algum caminho para a sua caneta. Se uma técnica não funcionar, tente outra... não desista.
4. Não se exceda! Escreva o quanto conseguir. Não se force a escrever um volume pré-determinado, se preocupe mais com o tempo que passa escrevendo e determine um tempo que se adeque à sua capacidade de concentração. Pense mais sobre o conteúdo do que sobre a quantidade. E pare sempre que achar que você já atingiu o seu limite.
5. Atenha-se à sua realidade. Não se perca na fantasia. A realidade e a experiência própria são as suas melhores fontes de material, mesmo na ficção. Se o assunto que você escolheu como tema te deixar chateado demais, pare de escrever. Não se force a lidar com sentimentos que você não gosta de sentir.
6. Tente sempre colocar-se no lugar daqueles que você vislumbra como leitores. Ainda que esteja escrevendo sobre você, se você tiver a intenção de mostrar o que escreveu a alguém, tente pensar sobre como os outros entenderão a sua mensagem. Uma mensagem que não é clara pode não ser entendida. É melhor um texto simples e claro do que um texto rebuscado e confuso.
7. Respeite a língua portuguesa. Ela é a sua maior aliada. Não se acanhe em pesquisar uma gramática ou um dicionário. Ao mesmo tempo, lembre-se que até os melhores escritores cometem erros gramaticais e escrevem palavras erradas em seus textos (caso contrário, a profissão de revisor já não existiria mais).
8. Escrever é um exercício rico que enriquecerá você de várias maneiras:
a) Ao escrever você se distancia um pouco dos seus pensamentos e é capaz de entender melhor o que sente;
b) Ao escrever você sempre acaba tentando buscar novas palavras para expressar pensamentos, consequentemente, você aumentará o seu vocabulário;
c) Quando lemos aquilo que escrevemos conseguimos ver a sonoridade das nossas frases e acabamos por encontrar erros comuns que cometemos, corrigindo-os;
d) Escrever é uma forma de deixar um registro do nosso passado para aqueles que nos seguirão e, até, para nós mesmos. Ao reler aquilo que escrevemos no passado, entendemos melhor onde estamos.

9. Evite auto-criticar o seu texto enquanto você escreve, deixe seu texto fluir naturalmente e com sinceridade. Quanto mais espontâneo for o texto, mais real ele será e, consequentemente, mais interessante acabará sendo.10. E, finalmente, divirta-se. Aproveite o tempo que usa para escrever para relaxar e para estar consigo.



Em algumas horas eu já vou poder botar o exercício #1 no Scrapdiary e aqui!

Tomara que o todo mundo curta!

No comments: