Wednesday, October 24, 2007

Mais coisas de hoje/More things about today

Antes de mais nada, fui ao médico e vi Alice... LINDA... soluçou, virou pro lado e dormiu!
Em posição cefálica, pesando 1,500kg!

First and foremost, I went to the doctor and saw Alice... GORGEOUS... she had a hick-up, turned over and went to sleep! She is already head down and weighting 1,500kg!

No mais... hoje fiquei pensando na questão da convivência humana em centros urbanos. Culpa do Jornal Nacional que está fazendo uma série de matérias sobre condomínios.
O que eu pensei? Simples. O homem não é gregário! Mentiram para mim na minha aula de antropologia! O ser humano não foi feito para viver em grupos... não funciona!
Não sei se é culpa da modernidade, mas a verdade é que simplesmente não há civilidade suficiente para a convivência pacífica entre os seres humanos! O ser humano moderno vive pela lei do "só me interessa o outro se eu sair ganhando nessa!"
Só posso falar do que eu conheço, então vou falar do meu prédio.
Prédio de classe média alta, no Leblon, bairro nobre do Rio. Prédio bom, limpo, com serviços. São 8 andares com 8 apartamentos de 3 quartos cada. A entrada da frente é separada em blocos de dois apartamentos. A dos fundos é conjunta para todos.
Moram aqui MUITOS idosos que vieram para cá quando o prédio foi construído. Eu não sou proprietária. O meu apartamento pertence a uma tia que nos empresta pois não quer ouvir falar em inquilino. Meu marido mora aqui já faz bastante tempo, coisa de 7 anos... eu moro aqui tem 1 ano.
Quando me mudei fiz uma obra grande, eu acumulava o entulho aqui, descia ele todo de uma só vez e chamava a comlurb para recolher. Um dia ela não veio. O porteiro veio me dar lição de moral sobre o entulho. Aí uma vizinha antiga fez uma obra. Seu entulho descia diariamente e ficava dias a fio na garagem... ninguém falava nada!
Eu só tenho uma vaga, alugo a segunda. No prédio existem 4 vagas de visitantes que podem ser usadas por, no máximo 2 horas (o que eu já acho um absurdo pois com isso já aconteceu de eu chegar e não ter vaga para o meu carro!). Outro dia precisei sair. Um vizinho com um carro enorme não tinha conseguido caber o carro dele em uma vaga, pois o carro ultrapassava o espaçoda vaga. A solução dele foi largar o carro atravessado na frente do meu, a chave com o porteiro (que não tem direitos de manobrista, o condomínio não tem seguro para manobristas). Quando fui sair, com pressa, o porteiro não conseguiu ligar o carro, pois o vizinho deixara o segredo do carro ligado e a chave não ligava sem o código do segredo. Interfonamos para o vizinho. A esposa dele avisou que ele tinha saído e que nada podia fazer. Percebi que o carro estava com a placa de visitante. Perguntei ao porteiro do que se tratava e ele disse que o cara já estava com um carro na vaga dele então estava usando a de visitante para o segundo carro. Moral da história, fiquei 20 minutos esperando para poder sair com o meu carro. E só consegui porque um outro vizinho foi gentil desceu para tirar o carro dele para que eu pudesse manobrar e sair com o meu pela lateral da vaga.
Sem contar as inúmeras pessoas que têm carros enormes, no estilo pick-up, que não cabem em uma vaga e acabam por ocupar uma vaga e 1/3. Não entendo porque uma pessoa que tem direito a 1 vaga acha que tem o direito de usar 1 vaga e 1/3!
Finalmente, no prédio não tem espaço para armazenamento debens pessoais na garagem. Um vizinho que mora aqui faz muito tempo, um dia no passado, instalou duas traves de metal na garagem para guardar suas pranchas de surf. E nada é dito sobre isso. Mas fica a pergunta, porque, então, eu não posso mandar contruir um armário no alto do canto da garagem para guardar coisas que não estão cabendo na minha casa? Porque é que ele pode e eu não? Ele paga mais condomínio e IPTU? Acho que não.
Enfim... o que falta nas pessoas é perceber que o direito de um acaba no ponto onde começa o do outro e que para ter seu direito respeitado, deve se respeitar o direito do outro. Falta a capacidade de olhar além do próprio interesse e entender o interesse comum. Falta respeitar o fato de que numa convivência pacífica entre iguais, a igualdade TEM que prevalecer. Num prédio, o que valoriza o seu imóvel pode, muito bem desvalorizar o imóvel alheio.
Mas, o homem moderno NÃO É GREGÁRIO!

Dear English speaking readers... the above text is absolutely uninteresting when taken out of the context of Brazilian condominium laws... so I will spare you the trouble of reading it and will not translate it!lol

1 comment:

***TATTY* said...

FOTOS! FOTOS! FOTOS! FOTOS!!!