Tuesday, November 22, 2011

Sobre a Benetton e sua campanha polêmica

Não gostei. Não, não tem nada a ver com preconceito ou homofobia, tem a ver com a mania da Benetton de querer chocar para cair na boca do povo e ficar popular pelo mundo, as custas da imagem alheia. Imagem essa que exigiria autorização para ser usada, o que a a Benetton CERTAMENTE não tem, porque eu como minhas calças se o Papa liberou a imagem dele para essa campanha.
Enfim, tem a ver com o fato de que para lutar contra a homofobia não é necessário quebrar a lei usando imagens de pessoas, que antes de serem pessoas públicas, são pessoas físicas e têm o direito de ter o direito de sua imagem preservado. Tem a ver com o fato de que o Papa beijando um líder muçulmano ou grego ou russo na boca não me diz nada sobre a luta contra a homofobia nem sobre a luta contra o racismo ou seja lá qual tipo de ódio queiram combater. O Papa abraçado com esse líder, amigavelmente, provavelmente seria uma imagem igualmente eficaz e, possivelmente, receberia a autorização da pessoa!
Seria eficaz também colocar fotos de líderes que são, de fato homossexuais, para mostrar que homosexualidade não impede ninguém de ser um grande líder!
E, entendam, não tenho NADA contra a imagem de um casal homossexual se beijando! Aliás, é uma imagem tão simples quanto a imagem de um casal heterossexual se beijando. Não me ofende, não me agride, acho natural, casais que se amam, se beijam! O que eu não acho natural é o papa beijando, seja um homem ou uma mulher, na boca! Não acho natural o Obama beijando qualquer pessoa além da mulher dele, na boca, sim, porque ele, veja bem, é casado! E não acho natural o Chavez beijando qualquer pessoa na boca (tá, aí é preconceito meu porque acho o Chavez desprezível e não consigo entender qualquer pessoa querendo beijá-lo, seja na boca ou no pé!)
Enfim, a Benetton, para ser falada, jogou baixo e sujo... resolveu desrespeitar o básico que é o direito que cada pessoa tem de escolher como e onde sua própria imagem será veiculada... especialmente quando a empresa que usa a imagem, o faz visando lucro próprio!
Nota zero para a Benetton!

Ps - acabo de ver que tem uma foto do Sarkozi beijando a Premier alemã... mmm... também não funcionou... Sarkozi é casado, acabou de ter um bebê, acho que não ficou nada elegante ele beijando uma mulher que não é a dele... não prega o Unhate, e sim a infidelidade...rs

No comments: