Thursday, August 19, 2010

Os católicos

Hoje eu estava trocando idéias com amigas e veio à tona a coisa dos santos... Eu já li a bíblia, de cabo a rabo, mas como um texto literário, porque sou atéia. Então pouco me atenho à questão de nomes de santos e coisa e tal. Com isso, confundo Judas com S. Tomé e fica por isso mesmo.
Aliás, tem um santo que eu acho que tem a designação errada, o tal do São Longuinho! Veja bem, sempre que ouço esse nome, penso no Santo Protetor do leitinho de caixinha! Não consigo pensar em outra coisa!
Mas, vivendo em um país de maioria católica, lógico que casei com um católico que acredita, tem fé. Acho ótimo, dá um equilíbrio dentro de casa quando o assunto é a orientação da nossa filha... ela terá dois exemplos dentro de casa e poderá escolher o seu próprio caminho.
Mas, a conversa me remeteu a uma das conversas mais surreais da minha vida. Era Natal e a família estava toda reunida. Um grupinho conversava sobre as diferentes tradições católicas e sobre as músicas de igreja que eu, pessoalmente, sempre acho que não rimam! Sei lá, sempre tem uma coisa na cadência que é engraçada... coisas de alguém que está prestando atenção em tudo, menos na mensagem que a música está tentando comunicar... e foi nessa onda que aconteceu.
Marido: "Quem é Rosana na Bíblia?"
Eu: "Rosana??? Sei lá... nunca ouvi falar em Rosana! De onde você tirou essa Rosana?"
Marido: "Daquela música do Roberto Carlos, aquela que diz assim 'Rosana nas alturas...'"
Eu: "Música??? É uma oração, não tem nada a ver com o Bobby Charles e é HOSANA (ou seria Osana? Ou quiçá ohsana)!!!"
Bem... lógico que a conversa acabou ali porque ninguém conseguia controlar as gargalhadas. Mas, na boa, continuou uma dúvida cruel... o que é HOSANA???

E, como religião não é (obviamente) a minha praia, eu vou é me limitar a fazer scrap, que é bom e eu gosto!

3 comments:

thati penna said...

adoro as cadencias das musicas religiosas, chego a me emocionar em algumas delas...
ALias, tem frases da missa q me comovem profundamente...tipo: "Senhor eu nao sou digno que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo."
AMo e ponto.
Agora, Hosana, creio eu que seja uma aclamação..pelo menos , na missa se encaixa nesta hora.

Bom, nao sou nenhuma carola, alias tô andado em falta com Deus, mas esses cantos e essas oraçoes sempre me emocionam...
Bjss

Manu said...

Mari, lembrei agora de uma vez que eu estava na missa, e começaram a cantar "Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo, tende piedade de nós"...
Eu estava com fone nos ouvidos, mas escutei aquela cantoria de longe, e perguntei em alto e bom tom (coisa de quem está de fones...) "Pq eles estão cantando música da Legião Urbana?"
Muitos shiiiiiiiiissss e algumas gargalhadas depois, que me explicaram que a música não é de autoria do Renato Russo...

Tb não curto músicas católicas e cantores gospel...

Beijo querida!

Pensamentos soltos said...

Eu apesar de não ser católica estudei em um colégio católico e as vezes tinha uma missa ou outra que cantavam essa música e eu nunca entendi também se era osama,hosana, sei lá...e ninguém me levava a sério quando eu perguntava o que era.