Friday, March 12, 2010

Carta de Mariana para Mariana

Bem... que eu sou meio maluca, isso não é segredo para ninguém! Mas, descobri que a coisa está ficando preta mesmo!
Cá estava eu, fazendo uma faxina no meu desktop (uma das minhas metas organizacionais para 2010!) e dei de cara com uma carta que eu, aparentemente, escrevi para mim mesma no ano passado! Normal, né? Só que eu não tenho memória de tê-la escrito!
O mais interessante é que me pareceu uma carta bastante sensata!
Então, aproveito para reproduzí-la aqui, numa tentativa de não esquecer mais a sua existência!

"Rio, 22/04/2008
Mariana –
Não se arrependa de nada que fez. Faça diferente em algumas coisas, mas, seja lá o que fizer, não se arrependa.
Deveríamos ter cultivado mais nossos amigos de infância, ao invés de nos distanciar a cada vez que partimos de um canto para o outro. Amigos de infância são pérolas no nosso futuro. São eles, que nas horas difíceis, nos darão apoio e nos farão perceber que o quadro geral importa bem mais do que os detalhes. Nós acabamos alienando os nossos amigos do passado e isso não foi bom para nós, nem para eles. Aos 36 anos sentiremos muita falta deles... acredite!
Deveríamos também ter sido menos teimosas nos nossos relacionamentos. Insistir num relacionamento que não nos fazia feliz não foi uma idéia muito brilhante. Mas, por outro lado, se não tivéssemos feito isso, talvez não tivéssemos tido a maturidade de reconhecer o amor de verdade quando ele finalmente bateu em nossas portas.
Talvez devêssemos não ter nos preocupado tanto com a nossa profissão. Tanta dedicação a uma causa nos deixou orfãs de carreira. Viramos escravas de um meio que não era o nosso. Talvez, se tivéssemos aceitado ganhar menos e viver mais, hoje tivéssemos uma carreira legal, ainda que não tão bem sucedida.
E não podemos esquecer de que o passado nos persegue sempre... então, todas as vezes que fugimos e deixamos para trás aquilo que não gostávamos (e como fizemos isso, eu e você), deixamos também coisas lindas que nos fariam falta no futuro. Essas coisas lindas não voltam mais, mas as ruins, acabam vindo nos assombrar.
E, certamente, deveríamos ter aproveitado mais aqueles que acabamos perdendo por caprichos do destino... pessoas que nós amávamos tanto e que se foram tão cedo, deixando tanta saudade e tantas memórias maravilhosas... mas teriam sido muitas mais se nós tívessemos dedicado mais tempo a elas.
Erramos muito, eu e você. Mas no final dos nossos dias, perceberemos que fizemos o que tivemos que fazer, e nada mais do que isso.
E, hoje podemos apenas olhar para o passado e tentar entender como tudo o que passou nos fez sermos quem somos... ou melhor, como você me fez quem sou hoje... E, talvez, no futuro, você e eu, numa só, possamos aprender com os nossos erros e tentarmos errar menos. Mas isso, só nós – eu, você e aquela que seremos então – poderemos saber.
Cuide-se,
Mariana"

E é isso...