Tuesday, October 19, 2010

Proposta para a Propaganda Eleitoral Gratuita em 2014

Juro que cansei! Fico olhando esse horário eleitoral gratuito e vendo lindos cenários do país, com lindas imagens de hospitais públicos que eu tenho até vontade de me machucar, só para ser atendida neles, sensacionais comunidades de baixa renda que parecem melhor do que o Leblon e tantas outras coisas que nem em novela existem, aí me dou conta que nem consigo ouvir o que é dito. Mas, também, vamos combinar que nem importa. Mesmo sem ouvir eu já sei tudo que vão dizer! É um tal de juntos pelo Brasil, meu adversário é um bobo de meia tijela, minha adversária é uma boboca feiosa, meu antecessor era melhor do que toda a ONU posta junta, meu antecessor era um gênio da economia mundial... afff, cansei!
Já se vão alguns meses dessa porcaria e até agora eu não sei, efetivamente, o que eles realmente se propõem a fazer se receberem meu precioso votinho. Também já não sei qual escândalo é de quem ou qual deles é real ou uma montagem do adversário para fazer todo mundo pensar que foi a própria vítima que criou o cenário para armar uma cilada para... peraí, me perdi...
Então fiquei pensando como eu faria para realmente ouvir o que cada candidato tem a dizer e bolei um formato para o horário eleitoral gratuito que proponho aqui! (e nem vou usar isso na minha campanha para síndica do meu prédio!)

- Ficam proibidas propagandas eleitorais pré gravadas e com cenas externas.
- O programa será transmitido ao vivo!
- Cada candidato terá X minutos por dia (esse X pode até continuar obedecendo as normas de tempo atuais).
- Neste período ele deverá se apresentar em um estúdio do TSE (tipo aquele dos pronunciamentos presidenciais, que jogam a imagem no ar para todas as emissoras retransmitirem).
- A cada dia o candidato poderá levar um convidado de sua escolha, em raras excessões, serão permitidos 2 convidados.
- O candidato não poderá trazer nenhum tipo de "cola". Ficará proibido de portar qualquer anotação, transmissor de audio tipo ponto, celular, ou qualquer outro tipo de ferramenta de consulta.
- Assessores não poderão comparecer ao estúdio.
- Além do candidato e seu convidado, apenas um técnico em propaganda eleitoral do TSE (e a equipe de filmagem) poderá estar no estúdio.
- Ao início do programa, o técnico em propaganda eleitoral do TSE abre o e-mail do programa e seleciona uma pergunta que terá vindo do público em geral, ou melhor: a pergunta do eleitor (essa escolha poderá ser por sorteio ou por algum critério que o TSE estabeleça de antemão).
- O candidato e seu convidado poderão debater e responder o tema da pergunta do eleitor durante o tempo que tem de programa.
- Pela duração do programa o candidato ficará proibido de mencionar o nome do candidato adversário ou criticar sua atuação passada, presente e futura. O candidato deverá se limitar a comentar apenas o SEU projeto de governo.

Pronto, simples assim! Nada de grandes produções, nada de ajuda dos universitário... é cada candidato mostrando o que, de fato, sabe.
E tenho dito!

No comments: