Sunday, February 03, 2008

Carnaval

Mais uma vez chega o carnaval. Mais uma vez se confirmam os motivos pelos quais eu passei a detestá-lo!
Eram 20:30h e eu estava amamentando minha pequena. Ela, dorminhoca nesse horário, mamava como um anjo. Eis que ouço uma banda de rua se aproximando. Meu marido fecha a janela e liga o ar. Mas o barulho continua crescendo. Me sinto na Sapucaí. Mas estou no quartinho da minha filha de 1 mês e meio. Ela começa a se agitar e a mamada fica cada vez mais complicada. Finalmente o barulho se torna insuportável, nem eu estou aguentando. Me vem uma idéia. Como se eu estivesse no meio de um bombardeio ou de um terremoto, corro com ela, ainda no peito, para o hall social do meu apartamento e me fecho ali, de camisola. Sem janelas é o único lugar onde o barulho é menos absurdo. A balburdia só termina às 23:30h. Mas o público, em sua maioria uma garotada bêbada, continua na rua, gritando, e batucando como se estivesse na Sapucaí. A essa altura consigo que minha filha se acalme o suficiente para adormecer novamente.
Acho que agora tudo ficará tranquilo. Já é hora de outra mamada. Coloco-a no peito e ela começa a mamar calmamente. São 00:00h e um moleque abre o porta malas do seu carro, onde está instalado um som que não deveria ser permitido nem mesmo dentro de uma boate. Ele liga o som no volume máximo, e o funk toma a rua, as casas e o quarto da minha filha que, novamente, se agita e começa a chorar. Levo mais 30 minutos para acalmá-la e ela finalmente dorme EXAUSTA.
Agora são 00:40h, ela está dormindo, não sei como, pois na rua passa mais um carro tocando funk aos altos brados, passa mais um grupo de adolescentes bêbados batucando como se estivessem na Sapucaí. Eu, exausta, já nem tento dormir, apesar de saber que em poucas horas terei que amamentar novamente e que de manhã bem cedo minha filha vai acordar, cansada depois de uma noite agitada. O dia vai ser longo. Um bebê mal dormido é certeza de um dia de irritação. Eu estarei exausta.
Mas, nem adianta esperar pelo descanso já que amanhã tem mais uma banda... aliás, tem uma banda por dia durante todo o carnaval, as vezes até mais do que uma...
A polícia não aparece. O prefeito em sua nova casa, em Miami. E nós, cariocas, na mais absurda balburdia.
Para o carioca, carnaval é desculpa para desordem. E que me desculpem os foliões, mas lugar de samba é na Sapucaí. Na Ataulfo de Paiva e nas demais áreas residenciais da cidade, há quem goste e há quem precise dormir!

Depois do desabafo, uma coisa positiva do dia...

1 comment:

Erika said...

Isso é o momento mór de ser mãe. Amamentei os 3 apaixonadamente. Como eu amava!!!
Parabéns, amiga. Vc é nota 10!!!
Agora com relação aos blocos, funks,..., tem que aturar,né?
Se vc morasse na Barra, a Alice não ficaria agitada.Aqui está tudo em paz!!